sábado, 15 de dezembro de 2007

Um discurso...

DISCURSO ÀS GRADUANDAS E GRADUANDOS EM BIOLOGIA – UNEB – BONFIM – QUE ME HONRARAM COM A HOMENAGEM

Amigas e Amigos...
Colegas que se formam.
Mais uma vez, vejo-me honrado pela imensa generosidade com que me brindam, homenagenado-me. Infelizmente, mais uma vez, com descortesia retribuo, não comparecendo ao evento, apresentando este discurso através de representante.Amigas e Amigos... Cada contato que tenho com vocês realça que eu sou um professor no exílio. Um dia... quando o Mal vento passar... meu barco há de retornar... Afinal... “Navigare Necesse. Vivere non necesse.” – disse Pompeu, general romano – “Navegar é Necessário. Viver não é Necessário.”
Podemos cuidar de olhar esta citação com outra versão de igual valia. “Navegar é preciso... Viver é IMPRECISO.”Juntemos tudo... A Necessidade de Navegar, a Imprecisão da Vida, a Determinação de vocês, colegas que hoje formam. Tudo isto nos trouxe aqui.“Parabéns”... Palavra que em vocês brilha, hoje... e que brilhou a cada passo que deram na Universidade... na Vida... Ainda que não tenham ouvido os aplausos...Em vocês também reluz a “Escola”... E o que é a Escola? Absolutamente todos os espaços deste imenso Multiverso humano. Agora, mais que nunca, lembrem, que carregam consigo mais que adestramento... Mais que ensinamento... A Ciência é montada numa associação profunda entre Razão e Experiências. Mas também é bem mais...
Lembrem disto... A Razão Pura e a Experiência acima de tudo e sempre... menos da Sensibilidade... do Coração... da Fraternidade... da Ética... do Profundamente Humano.Jamais esqueçamos, amigas e amigos, que uma Ciência tem que ter um Norte Ideológico, e ele é aquele que privilegia a Educação... o Ético... o Belo... o Caráter.Estas são as Prioridades e o correto... neste Mundo de valores geralmente bem proclamados e pessimamente praticados.Paga-se o preço por privilegiar estes valores, mas, tenham certeza, os Galardões são bem maiores... Vivo o direito de chamar, de cabeça erguida, olhos nos olhos, sinceramente, a vocês assim... mais que Amigas e Amigos... Irmãs e Irmãos.Espero que vocês, que me ensinaram e lembraram sempre, isso, a cada dia... nas salas-de-aula, nas caminhadas, nos bate-papos, continuem com esta bela chama...A partir de hoje, mais que antes, jamais esqueçamos que, em todos atos e fatos, somos, eternamente, alunas, alunos e professores.
Lembrem Nietzsche... “A Dignidade e a Nobreza não estão na Vitória... Estão na Tentativa... Alguns conseguem, outros não.. O que tipifica o Forte é a Luta... é ela quem dignifica a nossa Vida.”Um Brinde a todos aquelas e aqueles que, apesar de terem se esforçado, não conseguiram chegar aqui, freiados pelo Funil da Educação...Brindemos ao Brilho que vocês trouxeram aos olhos emocionados de quem os Ama.Brindo especialmente, a vocês, irmãs e irmãos.Boa viagem... e, sempre que praticarem uma decisão... lembrem desta palavra como um grande Farol em suas Vidas:Integridade!
Abraços em seus corações..

Nenhum comentário: